Digicrônicas

A palavra tecida faz aniversário

Por: Cristina Vergnano

Quando decidi criar o Tecendo o verbo, vinha de um período de acomodação pós aposentadoria. Ao longo de 2018, tinha tirado um tempo para descansar e curtir prazeres simples, sem pressa. Ao considerar que havia relaxado o suficiente, entendi ser a hora de me dedicar pra valer a algo que sempre fizera parte de minha natureza e havia ficado congelado por muitos anos: o desejo de escrever literatura.

Precisamos admitir que o mundo laboral é ciumento e exigente. Não quer compartilhar seu espaço com nada mais. Há quem consiga conciliar diversas atividades, mas eu sempre fui adepta de realizar uma coisa de cada vez. O trabalho já me exigia multiplicidade de tarefas. Era o bastante! Tinha de fazer opções. Então, acabei deixando de lado as letras criativas (escrevi e li muito nos meus vinte e cinco anos de universidade, porém, tudo materiais técnicos e acadêmicos), para dar espaço às atividades físicas e aos contatos familiares. Afinal, saúde e relações humanas devem ter prioridade.

Neste sentido, embora eu gostasse de verdade do magistério e da UERJ, a aposentadoria foi libertadora. Meu tempo passou a ser mais meu. Em tal clima e, também, ainda influenciada pelas pesquisas sobre leitura, tecnologias digitais e hiperficção, me veio a ideia de criar o blog. Nele, eu teria lugar para postar o que escrevesse e testar experimentos de literatura digital e hipertextual.

Os anos da pandemia de Covid-19 criaram, apesar das dores e medos, a oportunidade para uma dedicação mais integral. Vivenciei a imersão em diferentes oficinas de criação e muita disponibilidade para ler e produzir. Foi uma época de aprendizado, trocas, de conhecer o que se fazia e de expor o meu novo trabalho.

Com o fim do isolamento e a retomada das atividades cotidianas, os dias voltaram a ficar mais breves para tudo o que se colocou neles ou se ambicionava fazer. Sendo assim, começou uma nova fase de enxugar gorduras e priorizar projetos. Ingressei no corpo de colaboradores da Revista Digital Entre Poetas & Poesias e reduzi, significativamente, minha postagem no ToV. Aos seus seis anos de existência, contudo, o blog ainda está vivo, receptáculo das minhas ideias e uma amostra da evolução na minha trajetória como escritora.

Neste dia 17 de setembro de 2025, seu aniversário de seis anos, parabenizo a criança que ainda é, desejando poder alimentá-lo muito mais, até a sua maioridade. Seja um local para o desfrute das letras e a reflexão sobre o mundo. A vocês, minhas leitoras e meus leitores, só tenho a agradecer. Sejam sempre bem-vindos!

Compartilhe!

2 comentários sobre “A palavra tecida faz aniversário

  • Seu desejo transformou-se em um lindo presente para nós. Poder desfrutar de seus contos é uma oportunidade ímpar.
    Gratidão pelo tempo, pela dedicação e inúmeros aprendizados… E que venham muitos outros aniversários!!!

    • Querida Ale, fico muito feliz em poder proporcionar momentos de agradáveis aos meus amigos e aos meus leitores. Sem dúvida, escrever e fazer as oficinas de escrita criativa abriram portas a novos contatos e a pessoas maravilhosas. Tem sido um enorme prazer e uma fonte de aprendizado. Obrigada a você por fazer parte desta jornada. Bjs.

Deixe um comentário