Ir para o conteúdo
Tecendo o verbo
Tecendo o verbo

A palavra criativa em versão hipertextual

  • Pra começo de conversa
  • Quem sou eu
  • Seções
    • Digicrônicas
    • Opinião bit a bit
    • Hipercontos
    • Narrativas breves on-line
    • Web-papo
    • Folhetim virtual
    • Garotada Tec
    • Projeto Crianças na quarentena
  • Novidades
  • ToV Interativo
    • Outras vozes
    • Outros pensamentos
  • Grupo Traçando
    • Traçando para o mundo
    • Só entre nós
    • Documentos do Traçando
  • Políticas do ToV
    • Política de privacidade
    • Política de uso do blog
    • Política de publicação de outras autoras e autores no ToV
Tecendo o verbo
Tecendo o verbo

A palavra criativa em versão hipertextual

Siga-me

O lado positivo da mediocridade

Publicado em 30/09/201921/09/2019 Por Cristina Vergnano

Por: Cristina Vergnano

Se pensarmos objetivamente, poderemos concluir que, ao longo dos tempos, acabamos por ser injustos com o termo “mediocridade” e com a condição do medíocre. Se procurarmos no dicionário (recorri ao bom e velho Aurélio), a mediocridade é a “qualidade de medíocre” em sua primeira acepção. E “medíocre” quer dizer, antes de tudo, “mediano”, ou ainda “sem relevo, comum, ordinário, vulgar, mediano”.

Claro que “ordinário” e “vulgar” também estão carregados de valor negativo, mas, em última análise, significam, simplesmente, o não-destaque: nem para mais, nem para menos. E não deveríamos pressupor que essa falta de destaque seria a priori algo ruim.

Pensemos por uns instantes…

Numa população mundial de mais de 7 bilhões de pessoas (quase 8!!!), em 2019, cabe grande diversidade. As sociedades humanas são complexas e abarcam um sem-número de atividades, modos de agir, crenças, costumes, posicionamentos políticos e econômicos, diversidade étnica, orientações sexuais. De qualquer forma, o ditado “muito cacique para pouco índio” já nos alerta que, para a sabedoria popular, está claro que nem todo o mundo pode mandar. Se estendermos o sentido, poderíamos concluir que não é possível que todos brilhemos, ou que se brilhe sempre. Imaginemos o que seria termos mais de 7 bilhões de gênios, seja lá em que campo do saber ou da atividade humana!!!!

No entanto, não quero, com essas afirmações, aproveitar-me e reforçar a máxima de que alguns nascem para mandar e outros para, passivamente, obedecer. Nem que há uns poucos escolhidos que se destacarão, ganharão todas as glórias e reconhecimento, enquanto à enorme massa só cabe recolher-se à sua insignificância. Todo o contrário!!!

Na verdade, comecei a pensar neste tema para reflexão a partir de mim mesma. Foi quando estava conversando com umas colegas de natação sobre envelhecer. Muito se fala sobre isso hoje em dia. O famoso mote: “feliz idade” ao mesmo tempo que impulsiona a muitos para a autoestima na terceira idade, aborrece outros quantos, que o sentem como deboche.

Em nossa conversa, as opiniões estavam divididas. Uma colega, claramente, acha envelhecer uma droga (não em termos tão gentis, diga-se de passagem); que perdeu muito do que já havia tido. Eu, da minha parte, concluí que não me sinto mal a respeito. Claro que não gosto de sentir dores de coluna, mas constato que hoje realizo coisas que antes nem pensava em fazer. E as que abandonei, nem por isso me deixam nostálgica ou revoltada. Voltei para casa com aquilo martelando na minha cabeça. Hoje, decidida a escrever este artigo sobre o assunto, descobri uma citação na internet, atribuída ao filósofo português Agostinho Silva (infelizmente não consegui confirmar a autoria 100%…) que traduz minha sensação a respeito. Vejam que surpreendente: “Toda a vida bem vivida, harmoniosamente vivida, vivida sem faltas, sem manchas, com felicidade, com serenidade, é uma vida medíocre. Tudo o que passe do medíocre tem em si o excesso e o erro.”

O fragmento, supostamente, é do livro Sete cartas a um jovem filósofo. Está disponível no site http://www.citador.pt/frases/citacoes/s/sete-cartas-a-um-jovem-filosofo-agostinho-da-silva, que consultei agorinha há pouco. Ele nos leva por um caminho inusitado: o do elogio à mediocridade… O da associação desse termo tão depreciado com o que há de melhor: harmonia, felicidade, serenidade, uma vida bem vivida. Aliás, algo que todos desejamos, certo?! De fato, medíocre está relacionado a meio, metade, equilíbrio. Como diz o filósofo (se é que a frase é dele mesmo), o que sai desse contexto mediano é excesso.

O sonho de brilhar e destacar-se é tentador. Ainda mais numa sociedade como a nossa, que enaltece os ídolos e prega a meritocracia (nem sempre tomando-a segundo o mérito do esforço positivo). Mas isso significa sair dessa faixa da normalidade, do equilíbrio cotidiano. Suponho que tal coisa não ocorra sem cobrar certo preço. Daí surgem o estresse, a competição desenfreada, as vaidades, o orgulho desmedido, a insatisfação crônica, a depressão e, ao menos simbolicamente, um tipo de morte.

Refletindo sobre minha conformada atitude diante do envelhecimento, sobre o sentimento de antecipação maravilhada ante as descobertas que se descortinam (ou podem descortinar-se) diante de mim, fiquei abismada. E questionei-me por que não me aborreciam as perdas da juventude deixada para trás… Não tenho a pretensão de achar que vivi uma vida medíocre no sentido filosófico e delicioso da citação de Agostinho Silva. Mas cheguei à conclusão de que ela foi e tem sido medíocre no sentido de que eu jamais brilhei verdadeiramente. Posso até considerar que, em alguns campos, destaquei-me um pouco da média, mas nada que entrasse para os anais da fama. Por isso, não sinto que perdi nenhuma coisa tão perfeita e maravilhosa. Ao contrário, sinto que vivi agradavelmente o que era bom em cada idade e agora, espero ansiosa pelas surpresas que a tão alardeada terceira idade pode ainda me proporcionar. Enfim, graças a ser medíocre, passeei por planícies sem horizonte e que ainda se estendem diante de mim como promessas.

Visualizações: 774
Compartilhe!
Opinião

Navegação de Post

Postagem anterior
Próxima postagem

Postagens relacionadas

Série Reflexões na Semana Santa: Abrindo o Tríduo Pascal

Publicado em 09/04/202009/04/2020

Por: Cristina Vergnano A Páscoa é a festa máxima do cristianismo. Nesta data, como já comentei em outro artigo, a cristandade rememora não só a paixão e morte de Jesus Cristo, mas, principalmente, a sua ressurreição. É a vitória sobre a morte e o pecado, o caminho revelado da redenção,…

Compartilhe!
Leia mais

Traumática viagem pelo túnel do tempo

Publicado em 07/10/201907/10/2019

Por: Cristina Vergnano Sempre gostei de ficção científica. E a desfruto, até a atualidade, em suas mais variadas manifestações: livros, filmes, seriados, desenhos animados, histórias em quadrinhos… Um dos temas mais atrativos das histórias de ficção talvez sejam as viagens no tempo. Causa atração, muito provavelmente, porque ainda não conseguimos,…

Compartilhe!
Leia mais

Brinquedo de criança, brinquedo de adulto…

Publicado em 07/01/202007/01/2020

Por: Cristina Vergnano Em janeiro de 2019, há quase um ano atrás, viajei para São Paulo com meu marido e minha sobrinha de, então, 5 anos (quase 6). Entre as várias atividades que vivenciamos na capital paulista, esteve uma visita ao zoológico, no qual havia um espaço “jurássico” com representações…

Compartilhe!
Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Acessar o site

  • Cadastre-se
  • Acessar
  • Mapa do site

Postagens recentes

  • Meditação
  • Encanto lunar
  • Nós em vídeo # 60
  • Ata da quinquagésima nona reunião do Grupo Traçando
  • Ata da quinquagésima oitava reunião do Grupo Traçando

Comentários

  • Cristina Vergnano em Meditação
  • Paula Piano Simoes em Meditação
  • Cristina Vergnano em A palavra tecida faz aniversário
  • Ale Ramos em A palavra tecida faz aniversário
  • Cristina Vergnano em Tempo que flui

Arquivos

Categorias

©2026 Tecendo o verbo Tema WordPress por SuperbThemes