Ir para o conteúdo
Tecendo o verbo
Tecendo o verbo

A palavra criativa em versão hipertextual

  • Pra começo de conversa
  • Quem sou eu
  • Seções
    • Digicrônicas
    • Opinião bit a bit
    • Hipercontos
    • Narrativas breves on-line
    • Web-papo
    • Folhetim virtual
    • Garotada Tec
    • Projeto Crianças na quarentena
  • Novidades
  • ToV Interativo
    • Outras vozes
    • Outros pensamentos
  • Grupo Traçando
    • Traçando para o mundo
    • Só entre nós
    • Documentos do Traçando
  • Políticas do ToV
    • Política de privacidade
    • Política de uso do blog
    • Política de publicação de outras autoras e autores no ToV
Tecendo o verbo
Tecendo o verbo

A palavra criativa em versão hipertextual

Siga-me

Coisa de avó

Publicado em 05/03/2022 Por Cristina Vergnano

Por: Cristina Vergnano

Como a gente sempre fazia, pelo menos uma vez por mês, a família estava na serra, visitando meus avós paternos. Eu já sabia que, no domingo, voltaríamos pra casa ainda com tempo de ver algo da luz do dia. Minha mãe não gostava de chegar à noite. Acho que tinha sensação de o fim de semana ter escoado pelos seus dedos. De qualquer maneira, ninguém sairia antes do almoço domingueiro na grande mesa da sala.

Nunca fui de acordar cedo, nesses domingos, porém, despertava com o canto do galo no galinheiro e o cheiro de orvalho nas plantas do quintal. Depois do café da manhã, brincava até cansar, esperando a hora da comida.

Naquele dia, me fartei de correr, pegar folhas para fazer comidinha, jogar pedras com a atiradeira que meu avô tinha feito pra mim e resolvi me sentar na varanda, bem na porta da cozinha, virada pra dentro. Eu devia ter uns cinco anos. A minha irmã era pequena e estava deitada no colo da mamãe, tomando ar fresco e sol perto da parreira.

Não sei o que me deu então, mas me sentia hipnotizada pela figura frágil, quase quebradiça, da minha avó. Longas tranças (que eu só podia adivinhar, já que estavam sempre presas em coque), saia plissada de lã escura, blusa de manga três-quartos, tão magrinha e calada. Ela estava batendo manteiga, com a nata tirada da garrafa de leite deixada pelo leiteiro na porta. Por que ela não usava batedeira, meu Deus? E como podia alguém tão miúdo bater depressa daquele jeito e com tamanha habilidade? Terminada a manteiga, eu a segui até o fundo do quintal, atrás de ovos fresquinhos, pois, era a vez de bater bolo.

Depois dessas tarefas, ela foi para o fogão fazer o feijão gordo, o talharim do vovô (não podia faltar pra aquele italiano de cara rosada e barba por fazer), as batatas fritas e terminar a carne assada. Por fim, pegou na horta o necessário pra salada e uns dois chuchus no pé que trepava nas telas do galinheiro. Tudo isso ela fazia diligente, silenciosa e com um sorriso muito tênue nos lábios.

Por volta de uma hora da tarde, todos foram chamados pra ocupar seus lugares à mesa. Estava linda como de costume, super cheia de coisas gostosas. Sentei-me orgulhosa ao lado da mamãe. Nesse dia não era o caso, mas eu sabia que tinha uma deferência da qual nenhum de meus primos podia gozar: sentar junto com os adultos pra comer (não antes deles, na mesa da cozinha).

Logo, o quadro ficou completo: papai numa cabeceira, pois seu irmão mais velho não tinha ido naquele fim de semana, vovô na outra, minha tia solteira diante de mim. Ao lado do vô, o lugar da vó. Ela, contudo, ainda não tinha ocupado seu lugar. Continuava colocando coisas e mais coisas sobre a mesa e sobre o aparador, deixando tudo arrumado e apetitoso, inclusive as sobremesas: doces de gemas, de leite, de mamão verde. Tudo saído daquelas mãozinhas.

Por fim, depois de entregar ao vovô a garrafa de vinho, veio trazendo uma pequena panela sem cabo, toda amassada, que colocou ao meu lado. Era meu chuchu ensopado, especialmente feito para mim.

Ela nada disse. Sentou-se ao lado do meu avô para quase não comer, como era seu costume. Calada e tranquila. Sorria sutilmente e eu, maravilhada, me sentia a pessoa mais amada do mundo.

Visualizações: 508
Compartilhe!
Traçando entre nós contos gastronômicos

Navegação de Post

Postagem anterior
Próxima postagem

Postagens relacionadas

Um encontro

Publicado em 07/11/202107/11/2021

Das muitas recordações de infância que tenho, há uma muito especial e se passou numa pequena cidade, no interior do estado do Rio de Janeiro. Lá, onde viviam dois amigos, viúvos e aposentados, que todo final de tarde se encontravam para conversar, rir um pouquinho e assim tentar espantar a…

Compartilhe!
Leia mais

O porre da pandemia

Publicado em 05/03/2022

Por: Rita Rodrioli – Olha, seu caso é bem simples de se resolver. Socialização! Ou melhor, distração! Eu sei que estamos numa pandemia, sei que todo cuidado é pouco. Mas no seu caso, seria melhor sair um pouquinho. Comer ou beber algo, mesmo que seja sozinha, vai te ajudar muito….

Compartilhe!
Leia mais

A comunhão no pecado

Publicado em 05/03/2022

Por: Osvaldo Otero O conto do Osvaldo foi enviado em formato .pdf, portanto, não foi possível copiá-lo para o post. Ainda assim, pode ser lido e comentado pelo grupo pelo acesso ao arquivo compartilhado pelo autor. Neste link está o conto completo. Visualizações: 486

Compartilhe!
Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Acessar o site

  • Cadastre-se
  • Acessar
  • Mapa do site

Postagens recentes

  • Encanto lunar
  • Nós em vídeo # 60
  • Ata da quinquagésima nona reunião do Grupo Traçando
  • Ata da quinquagésima oitava reunião do Grupo Traçando
  • Nós em vídeo # 59

Comentários

  • Cristina Vergnano em A palavra tecida faz aniversário
  • Ale Ramos em A palavra tecida faz aniversário
  • Cristina Vergnano em Tempo que flui
  • JakM em Tempo que flui
  • Cristina Vergnano em Por falar em docentes…

Arquivos

Categorias

©2026 Tecendo o verbo Tema WordPress por SuperbThemes