Ir para o conteúdo
Tecendo o verbo
Tecendo o verbo

A palavra criativa em versão hipertextual

  • Pra começo de conversa
  • Quem sou eu
  • Seções
    • Digicrônicas
    • Opinião bit a bit
    • Hipercontos
    • Narrativas breves on-line
    • Web-papo
    • Folhetim virtual
    • Garotada Tec
    • Projeto Crianças na quarentena
  • Novidades
  • ToV Interativo
    • Outras vozes
    • Outros pensamentos
  • Grupo Traçando
    • Traçando para o mundo
    • Só entre nós
    • Documentos do Traçando
  • Políticas do ToV
    • Política de privacidade
    • Política de uso do blog
    • Política de publicação de outras autoras e autores no ToV
Tecendo o verbo
Tecendo o verbo

A palavra criativa em versão hipertextual

Siga-me

O uropígio de Natal

Publicado em 05/03/2022 Por Cristina Vergnano

Por: Rita Rodrioli

Não sabemos se, quando estava lá no refrigerador do supermercado, ela ou ele imaginava as aventuras natalinas pelas quais passaria. A verdade é que uma ave congelada, produzida somente para ser devorada na Noite Feliz, chega à mesa sem sexo definido na embalagem e não está mais viva para imaginar nada. Então, vamos melhorar nossa prosa! Não sabemos se essa mesma ave, quando estava lá no galinheiro sendo criada – seria um galinheiro de galinha feliz?, imaginava o que seu corpo – ou melhor, partes dele – poderia causar na mente e no coração de seres humanos tão envaidecidos pelo espírito natalino.

Era uma singela e agradável noite de Natal, como deveriam ser todas e quaisquer noites. Mas aquela era especial, como toda 24 de dezembro de qualquer ano. A ave já não habitava o galinheiro feliz, nem o congelador do super. Ela agora repousava sobre um lindo leito de folhas de alecrim, gordura de manteiga, cebola, hormônios industriais que saíam de suas vísceras quentes, alho, limão e farofa, muita farofa. O cheiro que ela exalava fazia qualquer carnívoro arder de desejo e tentar pular a oração para apreciá-la insaciavelmente. A educação e a religião estavam quase cedendo espaço para as delícias de se viver o momento presente sem pensar em ninguém. Não fosse o Natal, essa cessão teria ocorrido. Mas vamos considerar que era uma noite especial.

O aroma de outros leitos ao redor da ave suscitavam o mesmo profundo querer em esquecer convenções e avançar o sinal fechado das horas que não passavam. Bacalhau com nata, bacalhau com batata, peru, presunto defumado, salpicão… os narizes faziam os estômagos pulsarem. A fome se confundia com a vontade de comer. A noite de Natal se confundia com a vontade de poder. Mas não era o mesmo poder de uma criança que está ao redor de um bolo e quer poder para passar o dedo no glacê. O poder era de outra natureza. Era o poder de uma pessoa que, se pudesse, comeria uma outra pessoa, antropofagicamente mesmo. Não era mais a noite especial. Era a noite do poder.

Cálices cheios e tilintando davam o tom da felicidade e ajudavam a distrair os olhos para que o crime ficasse perfeito. Risadas altas e amarelas deixavam qualquer ruído criminoso imperceptível a delações. A decoração brilhante e cintilante se confundia com o brilho prateado da faca amolada se movendo. O momento era propício e convidativo. O crime aconteceu. Sambaram com a sambiquira e a guerra estava agora declarada. Quem havia sumido com o uropígio do Natal?

Aquela protuberância triangular assada era a parte mais desejada por Clarice e mamãe. Ambas disputavam o poder para ver quem mandava mais na noite de Natal, quem rezava mais bonito, quem fazia a oração mais forte, quem ganhava mais e melhores presentes, quem vestia a melhor roupa, quem trabalhava mais para que a ceia ficasse pronta, quem comia mais e engordava menos, quem era mais centro de atenções, quem conseguia alisar mais os cabelos. E agora, o quesito que seria o indicador de poder era o uropígio da ave do galinheiro feliz.

O sobrecu intacto sobre a mesa do Natal era o sinalizador da paz. Após seu sumiço, o dia virou noite, ou melhor, a noite virou mais noite ainda e a educação e a religião foram para o espaço mais baixo que podemos pensar. Acordos de paz não faziam parte daquela geopolítica familiar. Usar justificativas das redes sociais que indicavam que o consumo de sobrecu deveria ser reduzido para o bem da humanidade não resolvia nada.

– Quem pegou o sobre? – esbravejava Clarice, ainda branca.

– Eu não fui! Não sei! – respondiam todos e todas, incluindo mamãe.

– Todo mundo sabe o quanto gosto de uropígio! Quero que ele apareça agora! – gritava Clarice, já com a cara toda vermelha e as veias do pescoço engrossadas ao extremo.

Essa havia virado uma pergunta retórica e, como tal, já não precisava de respostas, apenas de reflexões e mãos na consciência. Sorte foi que a oração da meia-noite ajudou a acalmar os ânimos. Mas quanto tempo durou a oração feita por mamãe? Cinco minutos no máximo.

A tensão continuava. A ave permanecia sem ser esquartejada, apenas sem a sambiquira. Quem come sambiquira e uropígios fica enxerido e rapariguento, vulgo homem galinha, diz a sabedoria popular da internet. E quem queria saber de sabedoria naquele contexto? As duas ali queriam era saber de poder, e nada mais. Enquanto os demais só queriam saber de comer, e não podiam fazê-lo enquanto o crime não fosse resolvido. Afinal, as duas matriarcas haviam lançado um duelo. Brigavam por um território extremamente pequeno, o sobrecu da ave natalina que de repente havia se tornado tão grande quanto as pernas e os pés do abapuru de Tarsila.

Elas não se olhavam no espelho, a verdade era essa. Se fizessem esse esforço reflexivo, todos já teriam comido e as duas perceberiam o quão pequenas eram diante do Natal. Mas não. Preferiram continuar. Um aparato bélico trazido à tona por Clarice colocaria fim ao jejum: as câmeras da casa. Por essa, ninguém esperava.

A mesa ficou pequena diante do tamanho das cenas que passavam na tevê. As câmeras da varanda conseguiram captar o momento exato em que o uropígio fora brutalmente cortado por um faca extremamente amolada e prateada. A vontade de comer logo fora abduzida pela vontade de ver quem cortara o sobrecu, quem sambara com a sambiquira, quem sumiu com o uropígio.

Todos ficaram boquiabertos quando a cena fatal apareceu: a posição da câmera pegou exatamente a lâmina da faca em direção à mesa, mas não pegou da lâmina para cima. E como o objetivo da câmera era a varanda, e não a sala de jantar, as pessoas não saíram nas cenas, apenas uma parte da mesa e a lâmina da faca cortando o uropígio e um garfo espetando o pequeno grande território.

Outra estratégia para que todos pudessem enfim comer? Claro, deixar a guerra pelo poder, comer, e depois deixar pra lá. Clarice não conseguiria sobreviver até o próximo Natal para dar o troco em alguém. Precisava de revanche ali naquela hora mesmo, assim que descobrisse quem roubou o seu uropígio.

– Uma caçada. Vamos revirar a mesa toda! Se vocês dizem que não comeram o uropígio e nós vimos que alguém o cortou, então ele pode estar caído por algum local da mesa. Não?!

– Sim, claro – alegraram-se todos pensando que a caçada seria simples.

Ao revirarem a mesa, acharam o sobrecu encolhido dentro de um guardanapo há alguns milímetros da fronteira do prato de mamãe. Pronto. O mistério estava revelado. Mamãe havia cortado o uropígio! Agora deveria confessar seu crime.

– Óbvio que não! Alguém cortou e colocou aí pertinho do meu prato para me incriminar. E eu vi quem o colocou aí. Foi a própria Clarice. Por isso ela iniciou a busca pelo uropígio, pois já sabia onde ele estava e queria me deixar mal na noite de Natal.

Cabelos, brincos, taças, pratos, talheres e ofensas voavam de um lado para o outro. E há quem chame os presentes comilões de desalmados, pois deixaram as duas se pegando e foram comer a ceia da noite especial. Alguém comeu o uropígio, e não foi a Clarice, nem a mamãe. Algum carnívoro faminto queria perpetuar o crime do sobrecu até o dia seguinte e decidiu comê-lo. Decisão tomada e aceita pela maioria dos presentes. Então, viva a democracia! Um brinde aos Natais animados e especiais da nossa família! Que Deus continue abençoando. Amém!

Visualizações: 648
Compartilhe!
Traçando entre nós contos gastronômicos

Navegação de Post

Postagem anterior
Próxima postagem

Postagens relacionadas

Sabor de infância

Publicado em 05/03/2022

Por: Marcelo Pimentel A princípio pensei estar sonhando. Imaginava nem existir mais, ter sido retirado para sempre do mercado. Mas lá estava ele – o Mandiopã – relançado na mesma embalagem (agora já com ar indiscutivelmente vintage) e bem ao meu alcance na prateleira de uma antiga mercearia do subúrbio….

Compartilhe!
Leia mais

EXPECTATIVA

Publicado em 05/03/202205/03/2022

Por: Ana Paula “Casquinha! Que delícia! Posso lamber?” “Pode.” “Argh! Muito ruim! É milho verde.” “Quando eu perguntei se você estava com fome, você disse que não. Comprei só para mim, oras.” “Você me trás aqui nesse fim de mundo, me faz assistir um show horrível daquela banda do seu…

Compartilhe!
Leia mais

Profundeza azul

Publicado em 03/11/202104/11/2021

Por: Cristina Vergnano Acordei com um arrepio. A cama estava vazia. Uma fria brisa marítima entrava pela janela, sacudindo a cortina de chita e trazendo cheiro de sal. Enrolei-me no cobertor e fui até a porta. Divisei, na luz difusa do amanhecer, a figura dela. Lá estava, de novo, sozinha,…

Compartilhe!
Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Acessar o site

  • Cadastre-se
  • Acessar
  • Mapa do site

Postagens recentes

  • Meditação
  • Encanto lunar
  • Nós em vídeo # 60
  • Ata da quinquagésima nona reunião do Grupo Traçando
  • Ata da quinquagésima oitava reunião do Grupo Traçando

Comentários

  • Cristina Vergnano em Meditação
  • Paula Piano Simoes em Meditação
  • Cristina Vergnano em A palavra tecida faz aniversário
  • Ale Ramos em A palavra tecida faz aniversário
  • Cristina Vergnano em Tempo que flui

Arquivos

Categorias

©2026 Tecendo o verbo Tema WordPress por SuperbThemes