Tempo que flui
Por: Cristina Vergnano
O tempo é uma coisa engraçada. Às vezes, parece que voa e nos atropela. Em outras ocasiões, sentimos como se tivesse parado de repente, estagnando tudo junto com ele. Há, também, momentos nos quais podemos jurar que retrocedeu e nos fez dar vários passos para trás.
Isso, no entanto, é mera percepção. Depende do estado de espírito, da idade, de quantas demandas nos assolam, do vazio da solidão, das boas notícias e expectativas otimistas. De modo geral, segue linear, do nosso nascimento à morte, no seu ritmo imutável, nos permitindo vislumbrar o mundo ao redor, vivenciar as mudanças, umas após outras, interagir e sentir. Claro, há ocasiões em que tudo ocorre de modo simultâneo e o tempo se faz quântico. Nessas situações, alternamos sentimentos de êxtase e confusão ou angústia. Faz parte!
Em 2021, durante a pandemia de Covid 19 e o isolamento social, depois de cursos de contação e escrita criativa, decidi criar o Grupo Traçando. Queria reunir escritores e amantes da leitura, a fim de trocarmos experiências e produções, exercitarmos e criarmos palavra. Desde então, realizamos 47 reuniões mensais, a maioria por videochamada, com alguns encontros híbridos. Como ocorre com o tempo e nosso estar no mundo, alterações ocorreram. Traçantes vieram e se foram, indo trilhar novos caminhos e traçar letras em outros contextos. Vínculos, contudo, foram consolidados e, mesmo a distância, nos reconhecemos, seguimos e, eventualmente, encontramos.
Ao longo desses quatro anos de existência ‒ o grupo completa mais um aniversário neste 22 de julho ‒ aprendemos muito. Vimos lançamentos de livros, recebimentos de prêmios, participações em eventos, posta em marcha de projetos; conhecemos gente nova e obras novas; amizades nasceram e se solidificaram. Não sei quanto às e aos demais traçantes… Da minha parte, digo que valeu e continua valendo a pena. Só tenho a agradecer e desejar que o tempo traçado continue fluindo e deixando marcas por onde passar.
Parabéns pela criação deste grupo composto por pessoas tão criativas! Cada encontro é sempre um grande aprendizado!
Obrigada, Jake! É muito bom ter você conosco. O Grupo pode ter sido criado por mim, mas é a soma de todas as nossas individualidades em troca e criação. Vida longa a ele e a nós! Bjs