Proposta-manifesto do novo grupo do ToV: o Traçando

Por: Cristina Vergnano

Rio, 22/07/2021

Traçando indica processo que risca-rabisca linhas e letras sobre o papel (ou a tela), criando universos e histórias. É também trajetória, traçada, perseguida, entrelaçada, a qual, igualmente, remete a universos e histórias. Por fim, é volúpia de traça que rói narrativas, as consome, arquiva, compara, recria e atualiza em sucessivas leituras, incorporando experiências à bagagem de vida.

Somos traças, “traçantes” e traçados. Unimo-nos para ver nascer a ideia nova, a ideia antiga e requentada, a ideia repaginada. Para, enfim, fazer acontecer juntas e juntos.

Ninguém aqui está feito. Só no final da caminhada se conhece o desenlace, se coloca o ponto derradeiro. Portanto, é na feitura, no correr do lápis, da caneta, do mouse e do teclado que construímos o que haverá de surgir. Atividade solitária e acompanhada, compartilhando para dar a ser. Apenas momentaneamente ser, pois, a cada nova leitura, outras traças traçarão linhas inusitadas, atualizadas e recriarão o antes criado.

Neste ano 2 da pandemia, no início do terceiro milênio, emergimos dos bites e bytes para enfrentar a vida com a palavra que modela a realidade. Fisicamente virtuais, virtualmente reais, distantes socialmente, aproximados digitalmente, vamos discutindo, confrontando, somando e multiplicando um universo em expansão criativa.

O que propomos? Criar, criar, criar. E ler, e discutir, e trocar, e rever, e avançar (sempre). Quando o faremos? No momento em que tivermos o desejo, interligados pela mídia social da virtualidade, mas marcando encontros periódicos para nos vermos a todas e todos e nos alimentarmos das sabedorias de cada uma e cada um. E como será? Isso só a experiência dirá… Sonhamos, porém, que seja gostoso e seja lindo, criativo, respeitoso. A palavra cedida, ouvida, apresentada, falada e compartilhada. O que sairá daí? Esperemos, muita literatura!

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *