Ir para o conteúdo
Tecendo o verbo
Tecendo o verbo

A palavra criativa em versão hipertextual

  • Pra começo de conversa
  • Quem sou eu
  • Seções
    • Digicrônicas
    • Opinião bit a bit
    • Hipercontos
    • Narrativas breves on-line
    • Web-papo
    • Folhetim virtual
    • Garotada Tec
    • Projeto Crianças na quarentena
  • Novidades
  • ToV Interativo
    • Outras vozes
    • Outros pensamentos
  • Grupo Traçando
    • Traçando para o mundo
    • Só entre nós
    • Documentos do Traçando
  • Políticas do ToV
    • Política de privacidade
    • Política de uso do blog
    • Política de publicação de outras autoras e autores no ToV
Tecendo o verbo
Tecendo o verbo

A palavra criativa em versão hipertextual

Siga-me

Conto – Companhia

Publicado em 08/06/202214/09/2022 Por Ana Paula Bellot

Por: Ana Paula Bellot

Chovia forte.
Ele havia esquecido o guarda chuva. Correu para o metrô com a pasta preta em cima da cabeça. Era uma prática comum: todos tentavam proteger o rosto dos pingos. Já no meio da escada e embaixo da cobertura, reparou em seus sapatos e viu pequenas manchas brancas surgindo.
— Ah, que merda… Mais um perdido.
Do outro lado, um anúncio colorido na parede contrastava com o tempo cinzas dizendo com uma voz colorida e estridente:
—Tenha agora o seu! Legalizados novamente!
A mulher ruiva do anúncio se mexia, ninando nos braços um bebê. Nos pés dele, um botão indicava duas cores: vermelho e verde. Quando o bebê chorava, a mulher segurava o botão vermelho. Sorrisos. O anúncio começava de novo. Ele só percebeu o seu transe quando levou um esbarrão no ombro de um homem de quase dois metros.
— Sai do meio do caminho!
Não pediu desculpas e seguiu as escadas. Foi pegar o metrô deixando para trás a propaganda, as cores e o bebê.
Seu apartamento ficava na última estação. Desceu de um vagão vazio e percebeu, chegando à superfície, que a chuva tinha acabado. Puxou do bolso do casaco um cigarro, daqueles antigos onde ainda era necessário um isqueiro. Fumou enquanto caminhava. O chão da rua, limpíssimo e brilhante, estava cheio de poças d’água. Ousou olhar para uma que estava próxima a um poste. Dentro dela, duas imagens: sua própria silhueta e um pombo morto boiando. “A natureza não se acostuma” ele pensou, enquanto saia dali e via piscar em outro anúncio animado, um sinal de alerta para as chuvas ácidas daquele dia.
Chegou no prédio, subiu de elevador para seu andar. Tirou os sapatos para entrar em casa e jogou o par no lixo da área. Ouviu sons e bateu com a mão na própria testa. “Merda!”. Entrou no apartamento. Havia deixado a tv ligada. Afrouxou a gravata, passou pelo corredor para chegar até o quarto mas antes, parou. Na mesa, um acessório rudimentar que ele teimava em conservar: um porta retrato. Ele, uma mulher e uma menina. Os três sorriam sentados em um sofá azul. O sofá ainda era o mesmo, a parede ainda era a mesma.
— Sou eu. Eu que mudei.
O espelho em cima da mesa era diferente da poça d’água. As marcas do tempo, do cansaço, do trabalho. E no fundo, passando na televisão, o mesmo anúncio do metrô cantava a alegria da novidade. Nenhum androide era mais ilegal! Ele caminhou até lá, sentou no sofá. O comercial era maior dessa vez. A mulher dizia: “O antigo modelo tentou roubar minha casa. Agora, finalmente, me sinto segura!”. Era famosa a mulher, mas ele não se lembrava de onde. Artista de cinema ou coisa do tipo. Algumas imagens comparavam os novos e os antigos, apontando a principal diferença: a marca de quatro números no antebraço não existia mais.
Agora, o registro era feito por uma série de códigos na nuca com um botão, mais moderno e seguro para o comprador. Ele fechou os olhos. Lembrou-se da mulher da foto. Lembrou-se de seus dois números finais. O comercial e a foto juntaram-se com fragmentos de memórias de uma noite de domingo.
Barulhos altos pelas ruas, toques de recolher, invasão aos apartamentos. Os policiais puxaram sua mulher e sua filha da cama. “Deixe-as em paz, deixe-as em paz!” Ele gritava. Junto com a memória, repetiu as palavras dessa vez sozinho no apartamento. O grito virou sussurro, a indignação virou ressentimento em bebidas e cigarro. Passou a frequentar bares e prostíbulos, encontrou um submundo de andróides comercializados, prostituídos e vendidos. Por um tempo, tinha esperança de achá-las, mas parou. A resposta para sua dúvida veio de um outro anúncio, comemorando a abertura do novo incinerador em massa para o recall de todos os modelos.
O comercial mudou. Quais as vantagens de ter uma casa em Marte? A repórter discutia com um milionário qualquer. Caminhando pelo corredor, abriu os botões da blusa, tirou a gravata e entrou no quarto. Sentada na cama, nua e com as mãos sob a coxa, ela olhava para frente. Outro espelho. De frente para ela, ele terminou de despir-se. Colocou a mão em sua nuca e apertou. A mulher, agora olhando para ele, sorriu.
— Olá, Richard. Eu sou sua nova Android – 1562 Alfa KJL. Meu nome é Lou.

Visualizações: 845
Compartilhe!
Traçando entre nós

Navegação de Post

Postagem anterior
Próxima postagem

Postagens relacionadas

Mini conto gerado pela atividade de Música (27/10/2021)

Publicado em 28/10/202128/10/2021

Havia um jovem príncipe em um reino muito distante. Cercado por segurança e conforto, o príncipe vivia só. Aguardava o dia de seu casamento, o trono e a honra do pai. Apesar do destino certo e dos acordos assinados, o Príncipe, a cada noite de sexta-feira, espreitava-se através dos muros…

Compartilhe!
Leia mais

O uropígio de Natal

Publicado em 05/03/2022

Por: Rita Rodrioli Não sabemos se, quando estava lá no refrigerador do supermercado, ela ou ele imaginava as aventuras natalinas pelas quais passaria. A verdade é que uma ave congelada, produzida somente para ser devorada na Noite Feliz, chega à mesa sem sexo definido na embalagem e não está mais…

Compartilhe!
Leia mais

Bolo da vida

Publicado em 07/11/202107/11/2021

Ingredientes: 01 pitada de tristeza; 02 colheres de sopa de paz ½ xícara de reflexão; 10 gotas de ânimo; ½ colher de chá de medo Em um refratário largo, junte a pitada de tristeza com meia xícara de reflexão e deixe descansar por algum tempo. Aos poucos, acrescente lentamente as…

Compartilhe!
Leia mais

Comentário

  1. Ale Ramos disse:
    09/06/2022 às 06:51

    Caramba… Angustiante!
    Amei.

    Acesse para responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Acessar o site

  • Cadastre-se
  • Acessar
  • Mapa do site

Postagens recentes

  • Meditação
  • Encanto lunar
  • Nós em vídeo # 60
  • Ata da quinquagésima nona reunião do Grupo Traçando
  • Ata da quinquagésima oitava reunião do Grupo Traçando

Comentários

  • Cristina Vergnano em Meditação
  • Paula Piano Simoes em Meditação
  • Cristina Vergnano em A palavra tecida faz aniversário
  • Ale Ramos em A palavra tecida faz aniversário
  • Cristina Vergnano em Tempo que flui

Arquivos

Categorias

©2026 Tecendo o verbo Tema WordPress por SuperbThemes