habíaunaveztruz… um blog de histórias para crianças de todas as idades

Por: Cristina Vergnano

Hoje, ouvi de um conhecido que ele quase não abria mais seu WhatsApp, porque estava ficando muito mal com tantas notícias ruins envolvendo a Covid-19. Curiosamente, porém, também recebi várias mensagens pelo mesmo veículo, positivas, bonitas e/ou engraçadinhas. Isso significa que tudo tem dois lados (pelo menos) e que nos cabe, em tempos tão inseguros, apostar naquele que nos presenteia com aspectos positivos da vida. É sobre uma dessas postagens “para cima” que gostaria de trocar ideias com vocês.

Uma ex-aluna e orientanda de mestrado, mandou-me o link para um site de histórias, literatura e arte em espanhol. Ela disse que estava curtindo, até mais do que sua pequena filhinha, os textos que encontrou por lá. Trata-se de um blog, o habíaunaveztruz, criado por uma argentina da cidade de Rosário: Lorena Udler. Ela não explica exatamente a motivação do título, mas, ao menos para mim, parece óbvia: um trocadilho divertido com a frase com que se iniciam os contos infantis tradicionais – “había una vez” (ou “érase una vez”) e o inusitado animal africano, o avestruz. Daí, o que traduziríamos em português para “eraumaveztruz”. Um jogo, como jogo é a literatura: criação, imaginação, incursão por novos caminhos.

Há várias histórias no site. Algumas são fantásticas, outras cômicas, outras poéticas… Mas não apenas isso! Sua criadora explora autores argentinos variados e também artistas plásticos. Traz um pouco de suas obras (às vezes amostras completas, às vezes fragmentos), comenta sobre eles, oferece imagens ilustrativas, links para aumentar nosso conhecimento sobre os temas abordados, propostas que foram realizadas em escolas a partir de alguns desses materiais… E tudo segue o racional de que arte e conhecimento devem ser socializados, postos ao alcance de todos, equanimemente. De seu prazer e interesse pessoal pela leitura e escrita nasceu a iniciativa que agora Lorena partilha com o mundo via web. Um espaço para explorar a literatura infanto-juvenil.

Embora nem todos possam desfrutar seu conteúdo de forma plena, já que está escrito em espanhol, muitos o poderão. Professores desse idioma, em especial. Mas, animo vocês a tentarem. Afinal, atualmente, estamos com tempo para aventuras, não é?!? Uma ótima leitura a todas e todos!

Compartilhe!

2 comentários em “habíaunaveztruz… um blog de histórias para crianças de todas as idades

  • 29/04/2020 em 17:43
    Permalink

    Oi, Jak! também achei, quando me indicaram. E creio que servirá mesmo para quem não é da área de espanhol, ou do magistério! Aproveite!!!! sempre que tiver dicas legais, postarei por aqui. Bj.

Deixe uma resposta