Ir para o conteúdo
Tecendo o verbo
Tecendo o verbo

A palavra criativa em versão hipertextual

  • Pra começo de conversa
  • Quem sou eu
  • Seções
    • Digicrônicas
    • Opinião bit a bit
    • Hipercontos
    • Narrativas breves on-line
    • Web-papo
    • Folhetim virtual
    • Garotada Tec
    • Projeto Crianças na quarentena
  • Novidades
  • ToV Interativo
    • Outras vozes
    • Outros pensamentos
  • Grupo Traçando
    • Traçando para o mundo
    • Só entre nós
    • Documentos do Traçando
  • Políticas do ToV
    • Política de privacidade
    • Política de uso do blog
    • Política de publicação de outras autoras e autores no ToV
Tecendo o verbo
Tecendo o verbo

A palavra criativa em versão hipertextual

Siga-me

Águas de infância

Publicado em 04/11/2022 Por Cristina Vergnano

Por: Cristina Vergnano

Ao sair pro médico, passei pelo edifício da minha infância e juventude. Chovia. O guarda-chuva não me deixava ver direito os detalhes, mas eu sabia que quase nada havia mudado. Na pressa, tive pouco tempo pra me deter e apreciar o ambiente. Ainda assim, lancei um olhar de raspão à pedreira, imponente e eterna, abraçando o prédio como se fosse um tesouro só seu.

Segui em frente. Uma ideia, contudo, se insinuou na minha mente, me carregando pra outro tempo, quando essa chuva contínua adquiria um significado todo especial. Não consegui prender a imagem, todavia, ela continuou, na sua imprecisão, fazendo cócegas na memória.

Médico, farmácia, laboratório de análises clínicas, compras. A manhã foi escoando, dando espaço à tarde, sem que houvesse alterações no dia: cinzento, frio, molhado e com pouca gente nas calçadas e lojas.

No regresso à casa, voltei pelo mesmo caminho. Algo me puxava praquele lugar envolto em lembranças. O aguaceiro desabou ao me aproximar do prédio. O jeito foi buscar abrigo sob o caramanchão da pracinha, esperando a estiagem. Minha vista vagou ao redor, subiu pela fachada, alcançando os quatro andares diante de mim e além: para a pedra.

Não sei se ela é de granito ou basalto. Na época de escola, eu me interessava por essas coisas. Nunca tive, porém, conhecimento sólido a respeito. Sobre sua cor escura, as bromélias e outras vegetações, que insistem em se grudar à rocha nua aqui e ali, adornavam a paisagem inflexível. Fixei-me, então, no brilho transparente e prateado da água que escorria pelas reentrâncias. Naquele momento, o filete lavou a bruma que fazia escapar a recordação.

Cachoeira! Como gostaria de vê-la de novo, de ouvir seu ruído, de senti-la sobre o corpo, mesmo trazendo tantos detritos de terra e plantas. Quantas crianças urbanas podem dizer que têm uma cachoeira particular? É verdade que a discreta queda d’água dependia das chuvas fortes e durava apenas um nadinha. Pra mim, no entanto, era uma verdadeira ocasião.

A água que se acumulava no alto do rochedo, contida pela vegetação limitada que compõe a cabeleira dessa elevação quase careca, se rebelava contra a prisão e rompia seus limites, escorrendo livre e ruidosa, branca de espumas, até os fundos do play. Foi assim então, continua sendo atualmente. Num dia, já adolescente, recordo que me deixei invadir pelo desejo infantil e entrei com roupa e tudo sob a enxurrada. Foi glorioso, mágico: era como fazer um passeio e entrar num riacho da Floresta da Tijuca sem sair de casa.

Quando a chuvarada acalmou, atravessei a rua e cumprimentei o porteiro, velho conhecido. Como quem não quer nada, perguntei pela cachoeira, falando da vontade de revê-la.

— Ih, nem pensar! A defesa civil interditou o pátio: risco de queda de fragmentos.

Dei de ombros, suspirei, deixei um cumprimento displicente e fui embora dali. É… essa cachoeira teria de se manter viva nas pedreiras da memória.

Visualizações: 217
Compartilhe!
Digicrônicas águadia de chuvainfâncialembranças

Navegação de Post

Postagem anterior
Próxima postagem

Postagens relacionadas

Dia de pelada

Publicado em 20/05/202320/05/2023

Por: Cristina Vergnano Virei a esquina arrastando o carrinho de compras, entrei na minha rua e segui pelo asfalto. Depois de dois anos de reclusão pela pandemia, estranhei o peso. Olhei ressabiada para o volume meio disforme: os calombos dos produtos moldando o material sintético, o beiço do saco arreganhado,…

Compartilhe!
Leia mais

Sinestesia

Publicado em 28/01/202328/01/2023

Por: Cristina Vergnano Temos em casa um espaço pequeno externo, não muito iluminado ou ventilado, pois fica no prisma de ventilação entre os dois blocos do prédio, separado do apartamento vizinho por um muro de uns dois metros. Como moro no térreo e de fundos, na maior parte do tempo,…

Compartilhe!
Leia mais

Estado de graça

Publicado em 07/08/202607/08/2026

Por: Cristina Vergnano Tinha decidido não escrever nada pelo 3 de agosto, por ser um dia especial só para mim, mas não resisti. Afinal, sempre considerei meu aniversário um evento digno de muita comemoração. Uma colega escritora me alertou para o fato de, a cada festejo, eu ganhar um ano…

Compartilhe!
Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Acessar o site

  • Cadastre-se
  • Acessar
  • Mapa do site

Postagens recentes

  • Meditação
  • Encanto lunar
  • Nós em vídeo # 60
  • Ata da quinquagésima nona reunião do Grupo Traçando
  • Ata da quinquagésima oitava reunião do Grupo Traçando

Comentários

  • Cristina Vergnano em Meditação
  • Paula Piano Simoes em Meditação
  • Cristina Vergnano em A palavra tecida faz aniversário
  • Ale Ramos em A palavra tecida faz aniversário
  • Cristina Vergnano em Tempo que flui

Arquivos

Categorias

©2026 Tecendo o verbo Tema WordPress por SuperbThemes