A dor ensina a gemer Publicado em 22/09/202322/09/2023 Por Cristina Vergnano Por Cristina Vergnano — Boa tarde, senhor Justino. Só concordei em atendê-lo dada a sua insistência. Por isso, diga logo a que veio. — Boa tarde, senhorita Clotilde. Vim com o desejo de revê-la e folgo em encontrá-la com as faces tão rosadas. — Pois seu desejo foi atendido. Passe bem. — Por favor, espere! A senhorita abandonou os bailes. Sentimos muito sua falta. — Sentiram? E por que iria eu frequentar os salões? Sei o quanto falam de mim, do ocorrido. — Não tenha cuidados, pequena Clotilde. Sua inocência e doçura são voz corrente. — Façamos de conta que lhe creio. E, com licença, pois estou ocupada. — Mais um momento, sim? Queria contar-lhe: ontem encontrei o Rodolfo. — Agora basta! Não me fale naquele, naquele, — Monstro? Com certeza. Ele é isso e muito mais. — Ora, vejam só que surpresa! Pois não era seu melhor amigo, o indivíduo? — Não se pode ter amizade por tal degenerado. Ferir alguém tão delicada, uma pombinha. — Poupe-me dos seus galanteios. — Não o são. Representam a mais pura verdade de meu peito. — Sei. Terminamos? — Bem, gostaria de dizer-lhe algo mais, se me concede a ousadia. Encontro-a mudada. — O que esperava? Ninguém passa pelo que passei impunemente. — Decerto, no entanto. — Fiquei, de fato, arrasada a princípio. Então, conheci uma nova amiga e tudo se transformou. — Amiga? E sabe-se quem é essa ilustre pessoa? — Claro, chama-se Aurélia, Aurélia Camargo. — Não me diga que… Oh, por favor, aquela mulher não serve como companhia para uma donzela como a senhorita. — Muito pelo contrário, abriu-me os olhos a um mundo que eu teimava em ignorar. O senhor sabia que há mulheres lutando pela participação política, que escrevem, criam arte, trabalham e gerenciam, inclusive, negócios? — Serão imprestáveis para usar os atributos femininos. Não, a senhorita! — Faça-me o favor! O que esperava de mim? Que eu definhasse de tristeza até morrer, me encerrasse num convento, ou, melhor ainda, aceitasse de bom grado a piedade de algum cavalheiro (o senhor, talvez?), vindo em seu corcel branco livrar-me do jugo da solteirice? — Eu não diria com tais palavras, porém… — Quer saber, senhor Justino, passe muito bem; ou mal! Pouco me importa. Deixe-me e nunca retorne. O senhor não é melhor do que aquele estrupício a quem quase cometi a loucura de me entregar. — Mas, mas. — Amélia, traga o chapéu e a bengala do visitante. Ele está de partida. Notas da autora: O livro Dentro da Noite, de João do Rio, foi publicado pela primeira vez em 1910. Contém dezoito contos lançados entre 1904 e 1910, em A Gazeta de Notícias. Suas temáticas envolvem desvios de comportamentos da sociedade da época, incluindo aspectos sexuais, uso de drogas, compulsão por jogo e cleptomania. O tom da narrativa é mordaz e crítico. O livro, em domínio público, pode ser acessado em: https://objdigital.bn.br/Acervo_Digital/livros_eletronicos/dentro_da_noite.pdf O conto dialogado que criei, cena inexistente na obra original, desenvolve uma conversa entre dois personagens do conto “Dentro da noite”, da obra homônima de João do Rio. Localiza-se, temporalmente, após um encontro entre Justino e Rodolfo, ex-noivo de Clotilde. Este jovem se afastou do convívio de seu meio, devido a um comportamento sádico, o qual ocasionou o rompimento do compromisso e vários disse-me-disse no círculo de amizades. Aurélia Camargo, citada no meu conto, é a protagonista do romance Senhora, de José de Alencar, também em domínio público, disponível em: https://objdigital.bn.br/Acervo_Digital/Livros_eletronicos/senhora.pdf Visualizações: 340 Compartilhe! Narrativas breves cantadaconto dialogadospin-offsuperação
Onde se forja o pavor Publicado em 20/08/202120/08/2021 Por: Cristina Vergnano Apesar de contente com sua manhã no Instituto, Clara sentia certa apreensão no regresso à casa. Era sempre assim nos últimos meses, desde o novo casamento da mãe. Ao entrar, pensou em se desincumbir logo da pesquisa que trouxera, mas percebeu que o escritório já estava ocupado…. Compartilhe! Leia mais
Atualidade envolta em brumas Publicado em 18/06/202118/06/2021 Por: Cristina Vergnano Desligou a tevê com um suspiro. Jogou para o lado, na cama onde estava prostrado, o celular, aberto ainda na página da última rede social consultada. Perdeu seu olhar no teto branco acinzentado, impreciso como ele. Depois de mais de um ano isolado por decisão própria em… Compartilhe! Leia mais
Lei de Murphy Publicado em 09/07/2024 Por: Cristina Vergnano Sexta-feira, cinco e meia da tarde, saída do trabalho no centro da cidade. Adamastor (que odeia esse nome sem noção imposto por seu pai) entrou no ônibus com as mãos carregadas. Tinha passado no mercado depois do serviço. Maldito ar-condicionado! Hoje, que nem tá quente, colocaram na… Compartilhe! Leia mais