Era uma vez: Maratona Rio das Mil e Uma Histórias

Por: Cristina Vergnano

Vocês já ouviram falar no Fórum de Contadores de Histórias do Rio de Janeiro? Não? Pois bem, ele existe e foi criado em 2017, congregando diversos contadores de todo o estado. Anualmente, a partir de 2018, eles se reúnem na maratona de contação: “Rio das Mil e Uma Histórias”, no Museu da República, na cidade do Rio.

Devido à pandemia, o encontro não pôde se realizar em 2020. Mas, a boa notícia é que, neste ano, está acontecendo na modalidade virtual, por meio do YouTube, no Projeto Narrativas Fluminenses, com apoio da Lei Aldir Blanc da Secretaria do Estado de Cultura e da Economia Criativa do Rio de Janeiro

Além da maratona, o projeto contará com uma segunda parte, o Seminário Contadores de Histórias: arte, política e fomento. A maratona começou em 6 de março passado e acontecerá ao longo de 4 sábados (6, 13, 20 e 27 de março), sempre a partir das 14h, com a participação de 64 artistas. Pode ser acessada pelo endereço do YouTube indicado no link, do canal Narrativas Fluminenses.

O Seminário durará 4 dias, a partir de 28 de março, com mesas temáticas pela manhã e grupos de trabalho à tarde. Os eixos temáticos serão: (a) Narração oral nos novos tempos: Arte, tecituras, ferramentas e desafios; (b) Políticas públicas para a narração oral; (c) Mestres orais e o reencantamento do mundo e (d) Mapa cultural dos contadores de histórias do estado do Rio de Janeiro. Segundo o próprio vídeo informativo (disponível no canal Narrativas Fluminenses), maiores informações podem ser obtidas nas redes sociais do projeto (Facebook, YouTube e Instagram) @narrativas.fluminenses.

Ah! A abertura da maratona e as contações do primeiro dia estão disponíveis no canal do YouTube. Vamos, então, ouvir, desfrutar e contar histórias?

Compartilhe!

2 comentários em “Era uma vez: Maratona Rio das Mil e Uma Histórias

Deixe uma resposta