Um gostoso sarau literário

Por: Cristina Vergnano

Às 17 horas deste 14 de dezembro, pude participar do sarau literário do Prêmio Arte e Literatura USP60+. Estive lá na qualidade de uma entre os/as vinte selecionados e selecionadas, dez dos quais na categoria prosa. Foi uma experiência muito gratificante e uma honra, considerando o prestígio da USP e o quão concorrido foi o concurso (mais de 100 textos apresentados, segundo seus organizadores). Aliás, esta pandemia conseguiu, ao menos, trazer-nos isso de positivo: permitir a reunião de quem, sob outras circunstâncias, não poderia estar junto. Afinal, havia premiados do Rio de Janeiro, de Santa Catarina, do Rio Grande do Sul, de São Paulo… Outro bônus é poder assistir ao evento mesmo depois de ele estar terminado. Vantagens da tecnologia. Se tivesse sido presencial, quem não pôde ir o teria perdido de fato.

Enfim, além da fruição, algumas lições podem ser tiradas do Prêmio. Primeiramente, desmistificar a ideia de que velho sobra, é peso e nada tem a oferecer à sociedade. Se não puder presentear com outra coisa, o fará com sua sabedoria e sua arte. Nem todos são sábios? Nem sempre se pode ser artista? Verdade! Porém, há muito de criatividade e engenho nos simples atos do cotidiano. Basta procurar.

Em segundo lugar, está a capacidade de nos reinventarmos. Isso tem-se manifestado na busca de soluções para estar e construir juntos, pois o ser humano é um ser social, que congrega e forma comunidade. Isso é verdade, embora, muitas vezes, as duras e injustas realidades da vida pareçam querer nos provar o contrário.

Por último, constatar que sempre é tempo de criar, sonhar, ousar e compartilhar esses sonhos e criações.

Amei a oportunidade e vou guardar com carinho a memória de minha primeira premiação literária. Quem sabe, virão outras, não é?!

Às e aos colegas escritoras/es premiadas/os, congratulações pelos belos trabalhos. Desejo encontrar a todas e todos, num dia desses, em outros eventos. À Equipe do Prêmio, meus parabéns por uma iniciativa brilhantemente realizada. A vocês que me leem, os votos de que apreciem os minutos desse sarau, disponível no link acima, na página do USP60+, ou no YouTube do programa.

Compartilhe!

Deixe um comentário